quinta-feira, 15 de abril de 2010


A VITÓRIA REGIA...

Os pajés tupis-guaranis, contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por trás das serras, ia viver com suas virgens prediletas. Diziam ainda que se a Lua gostava de uma jovem, a transformava em estrela do Céu. Naiá, filha de um chefe e princesa da tribo, ficou impressionada com a história. Então, à noite, quando todos dormiam e a Lua andava pelo céu, Ela querendo ser transformada em estrela, subia as colinas e perseguia a Lua na esperança que esta a visse. E assim fazia todas as noites, durante muito tempo. Mas a Lua parecia não notá-la e dava para ouvir seus soluços de tristeza ao longe. Em uma noite, a índia viu, nas águas límpidas de um lago, a figura da lua. A pobre moça, imaginando que a lua havia chegado para buscá-la, se atirou nas águas profundas do lago e nunca mais foi vista. A lua, quis recompensar o sacrifício da bela jovem, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente, daquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", que é a planta Vitória Régia. Assim, nasceu uma planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas... "conto popular da Amazônia"

A história que transcrevi acima num primeiro momento pode passar a idéia da tragédia...mas eu vejo sob outro prisma... Vejo que o ser humano adora a perfeição... porque não poder ser perfeito... mas se pudesse ser perfeito, iria repugná-la...porque o perfeito é desumano e o imperfeito é que é humano. Aí surge a questão, viver pela razão ou respirar a emoção de nossos sentidos? Até que ponto ao cobiçarmos a "lua" lutaremos para efetivamente conquistá-la? Até que ponto estamos dispostos a pagar o preço sagrado para conseguir o objeto do desejo? Questões que nos confrontam a cada alvorecer de nossa consciência... A lenda diz que a índia tentou alcançar a lua no céu mas não conseguiu, porém ao ver o reflexo da lua nas águas... ela se lançou as águas... certamente não pela razão pois sabia que era apenas um reflexo... mas se deixou respirar pela emoção de seus sentimentos mais profundos e pela emoção, na emoção e com emoção se lançou, se entregou... Assim é o ser humano, ainda que vivemos hoje em uma sociedade "racional" mas nossa essência será emoção primeiro sentimento em nossa vida... Pode haver aqueles que vão nos dizer.... Viver pela emoção sem razão? o que vc vai ganhar com isso?

A estes eu respondo... "Veja a história da indiazinha... a lua ao ver seu sacrifício, se compadeceu e então a transformou numa estrelas das águas... e assim ficaram juntas uma desfrutando da companhia da outra pois a vitória régia só abre a noite e para a lua... para toda a eternidade... isto é... e, alguns momentos de nossas vidas é preciso acreditar na emoção para se conquistar nossos mais profundos desejos... e quanto a mim... eu prefiro viver 5 minutos coloridos com a mais pura e intensa emoção passional, do que toda uma "vida racional" porém cinza e vazia...

by Claudio Alves Francisco sexta-feira 00:15 .


.


.




Nenhum comentário: